quinta-feira, 12 de junho de 2008

Uma vez salvo, para sempre salvo?

Vamos analisar os fatos: “uma vez na videira, pra sempre na videira?”
Em João 15:5-6 o Senhor afirma ser a videira e que “se alguém não estiver em mim, será lançado fora”. Ora, sabemos que só se pode lançar fora o que se está dentro, logo, a pessoa que aceita Jesus como seu Salvador, mas não permanece Nele, será lançado fora. Vale também para aqueles crentes que não dão frutos, assim como diz em Lucas 13:6 sobre a parábola da figueira estéril “E, se der fruto, ficará e, se não, depois a mandarás cortar”. Se esses versículos não se referem à Salvação, ao que se refere então? Qual o propósito do Senhor ao nos deixar tais versículos e parábola?
Em Mateus 25, quando o Senhor nos fala sobre a “Parábola das 10 virgens”, fala em relação a que? Ora, as 10 esperavam o esposo e representam os crentes, concordam? Mas somente 5 foram prudentes, se mantiveram em vigilância e consequentemente encontraram o esposo, não é verdade? No versículo 13 diz assim: “Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir”. Essa vigilância se refere a que? Já que “uma vez salvo pra sempre salvo”?
Em Lucas 12:35 o Senhor nos fala sobre a “Parábola do Servo Vigilante”. Bem, se é servo esse servo possui um senhor, concorda? E nós, os crentes, somos os servo do Deus Vivo! Então vamos ver o que o Senhor quer nos dizer lá. Do versículo 40 em diante diz assim “Portanto, estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do homem à hora que não imaginais. E disse-lhe Pedro: Senhor, dizes essa parábola a nós, ou também a todos? E disse o SENHOR: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor pôs sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração? Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assim.” Do 45 em diante: “Mas, se aquele servo disser em seu coração: O meu senhor tarda em vir; e começar a espancar os criados e criadas, e a comer, e a beber, e a embriagar-se, virá o senhor daquele servo no dia em que o não espera, e numa hora que ele não sabe, e separá-lo-á, e lhe dará a sua parte com os infiéis.” Quero fazer uma pergunta agora: nos versículos citados podemos observar alguma condição em que o servo se prejudica? Esse “prejudicar” partiu de alguma falta cometida? E qual foi a punição dele, dada pelo seu senhor? Nota-se que só houve punição ao servo que não permaneceu fiel, que não permaneceu mordomo do seu senhor. Nós servos do Deus Altíssimo, também devemos PERMANECER fiéis ao nosso Senhor, vigilantes! Não queremos ser lançados fora da Videira, tão pouco ter parte com os infiéis.
Em I Tessalonicenses 3:13 o Senhor diz: “Para confirmar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo com todos os seus santos.” Bem, segundo o dicionário a palavra irrepreensível
significa “que não merece repreensão; perfeito; correto; imaculado.” Em II Coríntios 7:1 diz: “ORA, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.” A palavra aperfeiçoar significa “tornar perfeito, melhorar, corrigir-se”. Em Apocalispe 22:11 diz “e quem é santo, seja santificado ainda.” Agora eu pergunto, por que o Senhor nos fala tanto em santificação? Qual o grau de importância para Deus, sendo que “uma vez salvo pra sempre salvo?" Será que isso é só para galardão? A resposta está em Hebreus 12:14 “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” Eu creio que sem a santificação, (não somente aquela por eleição, de que todo crente é chamado santo porque foi separado para Deus, mas aquela por devoção, de permanecer santo e buscar aperfeiçoar) ninguém verá Deus!
Em João 5:24 Jesus diz quem “quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vi”. “ Os verbos “ouve e crê” são gerúndios e enfatizam ação contínua, não apenas um ato de um único momento. Não podemos dizer quem “ouviu e creu” um dia, ou quem aceitou Jesus um dia, mas quem PERMANECE continuamente.
No capítulo 13 do livro de João, Jesus lava os pés dos discípulos. Quando Pedro diz a Jesus que “tu lavas-me os pés a mim” e Jesus responde “Se eu te não lavar, não tens parte comigo” o que Jesus quis dizer com isso? Ora, Jesus havia dito que Pedro já estava limpo, mas se fez necessário lavar os pés (somente os pés), pois caso contrário, mesmo sendo limpo, não teria parte com o Senhor. Por que? Porque não teria parte com o Senhor se “uma vez salvo pra sempre salvo” ou “uma vez limpo pra sempre limpo?” Bem, eu entendo que mesmo limpo, mesmo aceitando Jesus, eu DEVO lavar meus pés, que é arrepender de meus pecadinhos diários, de meus erros, buscar santidade, consagrar-me mais ao Senhor, porque sem isso não terei parte com Ele.
Tenho inúmeras razões para crer que posso perder a minha salvação. Se eu não vigiar, assim como está escrito na Palavra de Deus, não me santificar, arrepender do meu pecado, me libertar, deixar as obras da carne e viver segundo o Espírito, não der frutos, etc, etc e etc, eu “CORRO O RISCO” sim de perder a salvação! O que não posso é julgar as pessoas por cada ato praticado e afirmar que tal pecado cometido vai o levar para o inferno ou não, pois isso não é de minha competência, e sim do nosso Deus. O que posso dizer (e é o que creio) é que mesmo uma pessoa que aceitou Jesus como seu salvador, pode perder sua salvação se não PERMANECER Nele. Entendo dessa forma por saber que tudo depende de nossa vontade, do nosso livre arbítrio (e Deus respeita isso). Deus nos chama para salvação. Por Ele TODOS seriam salvos, mas depende do nosso querer. (II Pedro 3:9 “não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.”) Eu que escolho fazer parte dos “escolhidos pelo Senhor” ou não. A decisão é nossa. Jesus morreu para TODOS! Lembre-se disso!
Amados, se eu não crer em tudo isso que escrevi acima, fica sem lógica entender o porquê do diabo investir tanto nos crentes, uma vez já “salvos para sempre”. Será que o diabo investe tanto em nós, crentes, só para perdermos galardão?? Tsc! Tsc!


A paz do Senhor!
Deus abençoe.
God Faithful

8 comentários:

  1. Bom dia Pollyanna. Esta temática realmente é muito complicada e passível de bastante discussão. Obviamente nosso Senhor Jesus não nos perguntará, quando chegarmos ao céu, se éramos calvinistas ou arminianistas. Não posso julgar e nem ter certeza, pois só Deus é quem verdadeiramente sabe, mas acredito que pelo fato de você estar buscando e manisfestando sua crença em Jesus, você é verdadeiramente salva. Ou seja, faz parte da "raça eleita" e "nação santa" que une calvinistas, arminianistas e também mesclas destes. O plano global de Deus não pode ser frustrado. E Ele em sua infinita sabedoria vai fazer com que Sua vontade sempre prevaleça, respeitando simultaneamente as decisões individuais dos homens. Como Ele consegue fazer isso? Esse é o grande misterio que na nossa pequenez não conseguimos entender. Mas, penso que podemos ficar tranquilos porque o mesmo Deus que começou a boa obra em nós há de terminá-la. Se dependesse só de nós, e você há de convir comigo, estaríamos ferrados...hehe. Que Deus te ilumine e te guarde.

    ResponderExcluir
  2. Verdade, não depende somente de nós, mas do próprio Deus. A única coisa que nos compete, que está em nossas mãos é a escolha, pois Deus não invade portas, mas bate! Cabe a nós abrir a mesma ou não. Cabe a nós sermos salvos ou não.
    Só uma coisa que não entendi no seu texto foi quando falava de calvinistas e arminianos, onde me enquadro? Pois não costume ler nenhum deles... O texto que escrevi foi baseado em minha própria busca no Senhor, lendo a bíblia.
    Obrigada por comentar!
    A paz e que Deus lhe abençôe!

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Quanto à discussão, sobre "Uma vez salvo, sempre salvo", creio deve melhor ser compreendida como “Salvo, eternamente salvo”.

    Primeiro, claramente nas escrituras a salvação não é apresentado em um estado de tempo, a salvação é apresentada no passado, no presente e no futuro. E a frase "Uma vez salvo, sempre salvo” tem como premissa que a salvação aconteceu em algum momento no tempo, mas a salvação, assim como Deus não esta sujeita ao tempo. Logo teríamos que limitar a salvação.
    Essa mesma característica é apresentada quanto aos nossos pecados. Pois, todos os meus pecados estão na cruz de Cristo. Sim Todos, os que cometi, o que cometo e que infelizmente (queria não pecar mais) cometerei. Novamente o agir de Deus não limitou ao tempo. Deus criou o tempo e nós vivemos nele.
    Jesus disse: "Em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, EU SOU". Ele não diz "antes que Abraão existisse, eu já existia", mas usa novamente a mesma expressão usada por Deus para se apresentar a Moisés: "EU SOU". O que mostra novamente que, o Filho Eterno, não sujeito ao tempo.

    Então Posso perder a Salvação? Absolutamente não. Mas já estou Salvo? Também não. Pois como já disse eu já fui salvo, estou sendo salvo e serei salvo.

    Então o que falar da apostasia, onde o carro chefe deste argumento é Hebreus 6:4-6? Apostasia é desviasse da fé e nunca foi perder a salvação. Mas o que é fé? A própria bíblia responde “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem”.

    É muito claro que a fé esta sujeita ao tempo, observe que a fé esta no presente “olhando” para um futuro, (a Salvação É nos três tempos!). Vamos analisar o que Jesus disse a Pedro:
    “Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo! Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça”.

    Fica bem claro que é possível ter fé, (presente), mas passiva de ser perdida (futura).

    Em Hebreus 3:12 -14 diz “Vede, irmãos, que nunca se ache em qualquer de vós um perverso coração de incredulidade, para se apartar do Deus vivo; antes exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; porque nos temos tornado participantes de Cristo, se é que guardamos firme até o fim a nossa confiança inicial”

    Observe que incredulidade aqui é a perda da fé, e isto esta mais do que claro que podemos perdê-la. E mais ainda, a fé de ser estimulada, quando? O TEMPO QUE SE CHAMA HOJE. Novamente a fé esta sujeita ao tempo. E para que a nossa fé não morra, precisamos das obras: “Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma”.

    Mas, vamos voltar ao Hebreus 6:4-6: “foram iluminados (1), provaram o Dom celestial(2), se tornaram participantes do Espírito Santo(3), e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro”

    (1) – A luz de Deus resplandeceu nas trevas na vida da pessoa, ou no mínimo tiveram a revelação do evangelho.
    (2) – Corelação de Dom da Justiça e nascer do céu (regeneração)
    (3) – Em Romanos 8:9 nos diz: “E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.” Se tornaram participantes do Espírito é porque nasceram novamente.

    Como podemos dizer que este não é crente e não nasceu novamente? Sim eles experimentaram a regeneração de Cristo, este é pré-requisito para Salvação, mas a regeneração ocorre em algum tempo na vida do crente. Não há nada na escritura que diz que fomos, estamos e seremos regenerados (novo nascimento).

    Fiquem na Graça e na Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  4. Olá Alessandro!
    Vc disse: "Posso perder a Salvação? Absolutamente não. Mas já estou Salvo? Também não." Isso é até óbvio. Ninguém pode perder o que nunca teve. Se a pessoa não está salva, ela não poderá perder o que nunca teve.
    Em Hebreus 6 diz que: "é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo...E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento" Note que a Bíblia diz que é IMPOSSÍVEL e isto é muito sério!!! Desviar-se da FÉ é sim perder a salvação, pois a salvação vem pela fé em Cristo. "Por isso, eu vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque, se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados" (João 8:24) E para crer é necessário fé, pois não haverá salvação sem fé.
    Nascemos pecadores e condenados. Quando recebemos Jesus como salvador somos automaticamente salvos. E depois disso devemos perseverar na fé, guardar a nossa coroa, manter a salvação que recebemos gratuitamente... Como disse Paulo 2 Timóteo 4:7 “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé." Por que Paulo guardou? Apocalipse 3:5 “O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida” Ôpa!!! Se existe a possibilidade de ser riscado, isto significa que alguém que foi salvo (escrito o nome no livro da vida) se não vencer (perseverar até o fim) será riscado!!!!

    "UMA VEZ SALVO E PERMANECENDO EM JESUS, SALVO ETERNAMENTE. E ASSIM, NINGUÉM TE TIRARÁ DAS MAOS DO SENHOR, POIS QUEM TE AFASTARÁ DO AMOR DE CRISTO JESUS?”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pollyana, tudo bom? A graça e Paz de Cristo.

      Irma, a minha ideia, (não sou calvinista nem arminiano), mas sei que a ideia que tenho é complexa e nem eu a entendo por completa. Mas é assim Deus fez tudo certo? Logo ele fez o tempo e é nele que vivemos. Mas como na biblia a salvação aparece nos tres tempos verbais, ela esta dizendo que a salvação, assim como Deus, não esta presa ao tempo.

      Pra mim se digo que perdi a Salvação preso no tempo, terei que que limitar a salvação que é mostrada no passado, no presente e no futuro.

      Em João 3:18 diz "Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus. Observe que a nossa ação futura - de crê ou não crê - gera uma reação no passado - já esta ou não condenado. Complicado? E muito, porque para nos que vivemos preso no tempo a Eternidade não faz muito sentido mesmo.

      Veja muito sabiamente você citou Apocalipse 3:5. Olha o detalhe "será vestido de veste brancas" (futuro) Concorda? Mas Apocalipse 7:13 diz "Quem são estes que estão vestidos de branco, e de onde vieram?". Observe que João já viu pessoas de veste brancas? Como se será dado?

      E mais Apocalipse 7:15 "Aquele que está assentado no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo." Pergunto, Deus precisa estender seu tabernaculo para aqueles que já estão lá?

      Por fim, a unica coisa que posso dizer é o que Salomão disse :"Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus".

      E mais Deuteronômio 29:29: "As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei."

      Então melhor do que entender, é confiar nEle. Precisar mesmo guardar a nossa Fé (presa no tempo presente) para termos a Salvação eterna.

      Excluir
  5. A paz Alessandro, tudo na paz graças a Deus!
    Eu acho a Palavra de Deus simples, mas as pessoas que dificultam as coisas. Vc faz confusão com a questão do tempo, misturando passado, presente e futuro. Por exemplo, vc disse: "Em João 3:18 diz 'Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.' Observe que a nossa ação futura - de crê ou não crê - gera uma reação no passado - já esta ou não condenado." Quem disse que "crê" é ação futura? É um verbo com uma ação presente e contínua! Ele diz para crermos hoje, agora... Esquece esse negócio de tempo mesmo, pois como vc disse, é complexo e nem vc mesmo entende! Ficamos com sua frase final: "Então melhor do que entender, é confiar nEle. Precisar mesmo guardar a nossa Fé (presa no tempo presente) para termos a Salvação eterna." É isso ai!!!! Deus te abençôe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pollyanna, na Paz de Cristo.

      Apenas a titulo de informação: Ate uma duas semanas atras eu nunca tinha ouvido falar a frase "uma vez salvo, salvo para sempre" e portanto nunca tinha pensando no assunto.

      Eu sempre tinha visto a salvação de um modo simples, João 3:16, mas então fiquei pensantivo sobre o assunto.

      E então encontrei o blog do pastor Marcio de Souza, onde ele posta sobre possessão demoniaca sobre crente, mas por no final usar a frase supra-citado acabou desencadeando uma discursão.

      Li todos comentarios, (por isso encontrei o seu blog) e pra mim parecia que os dois estavam certos, ambos tinham versiculos biblicos para respaldar e verdades biblicas. Conclui que a biblia contem paradoxos(¹)

      Depois disso que comecei a lembrar de varias passagens biblicas sobre salvação e vi que elas estão no passado, presente e futuro.

      Assim, não quero acabar com uma discursão teologia de seculos e lançar uma nova teoria, alias acho mesmo que nem vou me atentar a isso nem quando me perguntarei a minha opinião. Vou sempre responder assim : Guarde é a sua fé, pois é isso que o diabo quer roupar.(Lucas 22.31)

      obs: (¹) = "um conceito mediante aparentes contradições ou termos incompatíveis” (Dicionário Michaelis).
      Ou seja, são verdades aparentemente contraditórias que estão além da nossa razão. Não podemos dizer que paradoxo é uma contradição, pois o primeiro apresenta somente aparências contraditórias.

      E na biblia Jesus é o maior paradoxo: pois na logica humana ou alguém é homem ou alguém é Deus. O homem não é deus porque é homem. Deus não é homem porque é Deus. E cremos que na pessoa de Jesus existe a plenitude divina e humana. Os paradoxos estão além da nossa razão.

      Fique na Paz de Cristo.

      Excluir
  6. A paz Alessandro!
    Na verdade irmão, esse assunto é complexo. Mas quando lemos a Bíblia sem influência de nenhum teólogo, Deus nos dá o verdadeiro sentido e significado das coisas. Ele é mestre por excelência!!!!Foi isso que fiz. Daí quando comentei no Blog do Marcio, ele veio cheio de argumentos de Calvino, Spurgeon, Lutero, etc., e insinuando que eu tb estava numa linha de pensamento de alguém, quando na verdade, eu nunca nem ouvir falar neles. Tudo que eu disse lá Alessandro, eu orei e busquei saber de Deus se estava equivocada, pois se estivesse eu pediria até perdão. Mas não foi isso que Deus me mostrou... Com tudo isso eu só tive mais certeza de que essa teoria do "salvo, salvo para sempre" foi influência do diabo na mente de alguns teólogos para gerar nos inconsciente dos mesmo, que mesmo pecando e caindo a salvação tava garantida! Eu já vi crente dizer que mesmo que pratique pecados, se morrer estará salvo. Foi isso que o diabo plantou com essa teoria. Descobri tb que esse Marcio é auto-suficiente e fala heresias... se acha melhor do que os outros (no caso melhor do que eu) só pq fez teologia! Masss... vamos pregar JESUS pq essa é nossa missão aqui na terra! E denunciar as falsas doutrinas que tem sutilmente levado os crentes ao declínio! F
    Fica na paz!!!

    ResponderExcluir