sábado, 5 de março de 2011

Aprendendo a viver o presente



"Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.  Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. " Mateus 6:25-34

Às vezes parece difícil entender isso, num mundo consumistas e imediatista, onde o cenário é: se tudo não vier agora, não virá depois! Temos cedido a realidade secular ignorando o maior provisor que o homem poderia ter: DEUS! Nos preocupamos mais em viver o hoje para o amanhã, do que o hoje para o hoje. 

Nas palavras de um amigo:

"Se fizerdes uma análise sincera de como os vossos dias até hoje foram vividos, constatareis que muitos deles foram mal gastos; e outros tantos, completamente desperdiçados. Que fizestes, então, de vossos dias? Por certo, a cada um deles consumistes no ontem e no amanhã! Por isso, não os vivestes individualmente. O hoje somente se vive no hoje. Por que desviastes as vossas mentes do hoje, para aplicá-las no ontem e no amanhã? Certamente fostes vencidos pelo medo da incerteza do conteúdo do amanhã, e derrotados pelas lembranças amargas do ontem, que continuam hospedas em vossas mentes, como um parasita que suga do vosso tempo, a seiva do presente. O hoje é o grande palco onde a vida se apresenta. Se o viverdes, sereis ovacionados. Se o matardes, sereis apupados. E não vos olvideis de que, nessa dramaturgia, sois vós que, a um só tempo, ocupais o palco e a platéia." (na íntegra: Apologia ao Hoje)

2 comentários:

  1. Oi Pollyana!

    Que grata surpresa encontrar seu blog. Parabéns pelo seu conteúdo. Já o estou seguindo a partir de agora.

    Aproveito para lhe convidar a conhecer o meu blog, e se desejar também segui-lo, ficarei honrado.

    www.hermesfernandes.com

    Fique na paz e no amor de Cristo!

    ResponderExcluir